O Teatro Actus surgiu em 2002, pela mão de profissionais com vasta experiência em teatro didático. 

Aliando tradição e modernidade, propomos uma conceção inovadora das peças didáticas ancorada no texto original, especialmente pensada para formar um público jovem. 

Num só ato, o Teatro Actus oferece o palco para um espetáculo repleto de vida, movimento, imaginação, e para uma aprendizagem lúdica dos texto de grandes autores portugueses.

teatro actus e as escolas

O Teatro Actus tem para oferecer às escolas de todo o país um conjunto de espetáculos com ligação articulada aos programas escolares.

Acreditamos que a educação dos jovens para a arte em geral, e para o teatro em particular, tem início no núcleo escolar. Assim sendo, queremos, através da presença regular nas escolas, estimular o gosto dos jovens pelas atividades artísticas.

 

Queremos, com as nossas propostas cénicas, que vão mais além de uma mera ilustração dos textos lecionados, suscitar curiosidade para que os jovens possam ampliar o espírito crítico, a capacidade de análise e sensibilidade artística.

descentralização cultural

Um dos principais objetivos do Teatro Actus é levar o teatro a todas as zonas do país, de forma a descentralizar a oferta cultural.

Desde o seu início, o Teatro Actus deslocou-se a Albufeira, Alcobaça, Aveiro, Azambuja, Benedita, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coruche, Espinho, Estremoz, Fafe, Faro, Figueira da Foz, Guarda, Lagos, Leiria, Loulé, Manteigas, Oliveira do Douro, Paredes, Pombal, Porto, Santarém, Santo André, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Santo António e Viseu.

Conversa com os alunos

Os nossos espetáculos não terminam sem que haja uma conversa com os alunos.

 

Damos a conhecer o nosso elenco, explicamos algumas das nossas opções cénicas, aproveitamos para esclarecer dúvidas.

Estas conversas são momentos de partilha, de descontração e, ao mesmo tempo, de aprofundamento de questões que a obra coloca ao ser levada à cena.