
CRISTIANO LAPO
ator

Cristiano Lapo, nascido a 31 de Dezembro de 1998, na Marinha Grande. Formado em Teatro pela Universidade do Minho, entre 2017 e 2021, onde teve a oportunidade e o prazer de ser orientado por nomes como Nuno M Cardoso, Joana Providência, Victor Hugo Pontes, Maria Duarte, Maria do Céu Ribeiro e Patrícia Portela.
No seu percurso profissional, destaca-se a participação, em 2018 na performance “As Metamorfoses de Ovídeo”,com direção de Jorge Andrade e produção da «Mala Voadora»; em 2022, como ator, “Uma noite na Biblioteca”, de Jean-Christophe Bailly, com encenação de Miguel de Riba, no âmbito do «IMPACTA», promovido pelo Município de Guimarães; em 2023, “Uma Previsão Política” no âmbito da «Comemoração do Centenário do Nascimento de Joaquim dos Santos Simões» e “Comédias de Ambão” inserido no «Românico Alive ‘23», ambos com encenação de Miguel de Riba.
Integra, na temporada 23/24, o elenco da Companhia de Teatro o Sonho, sendo dirigido por Ruy Pessoa, nos espetáculos “Auto da Barca do Inferno”, “A Farsa de Inês Pereira”, “Leandro, Rei da Helíria” e “Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor”. No verão de 2024, cumpre um desejo antigo, ao estrear-se em recriações históricas medievais com os espetáculos “Os Alicerces do Reino” e o “Recontro de Valdevez”, encenados por Paulo Leite, e ainda “A Honra e a Fé” e “O Castelo do Alcaide”, com encenação de Carlos Reis.
Mais recentemente, trabalhou como ator na Companhia de Teatro Educa, nos espetáculos “Cavaleiro da Dinamarca”, “Ulisses”, “O Príncipe Nabo” e “Os Piratas”, com direção de Ulisses Ceia.