
Ana Dionísio
atriz e produtora

Nasceu em 1990 e é natural da Nazaré.
Licenciou-se em Teatro pela ESAD.CR, onde foi aluna de Miguel Borges, Joana Craveiro, João Garcia Miguel, Diogo Dória, José Eduardo Rocha, entre outros.
Começou por ser atriz no Grupo de Teatro do Externato Dom Fuas Roupinho.
Após a licenciatura fundou a companhia de teatro pedagógico AA's de COPAS e onde, além de atriz e encenadora, se estreia como dramaturga com "O Segredo do Gato", espetáculo para a infância com fusão de contos clássicos para crianças.
Em 2012 levou a cena, por todo o país, em nome individual, o espetáculo “Vénus”, de sua autoria, que resulta de uma coletânea de conversas reais num contexto ficcional.
Em 2013 fundou o Teatro Casa da Máquina onde é atriz, encenadora, dramaturga e produtora e, como primeiro espetáculo da sua nova companhia, criou "Bastião Fernandes - o Nazareno que acompanhou Vasco da Gama" um espetáculo de rua que homenageia o povo da Nazaré, a sua história e as suas lendas.
"Antes do Dia Claro", "A virtude da ignorância", "O senhor não sabe quem eu sou", "A Galinha e o Papagaio" são alguns dos espetáculos onde fez dramaturgia de textos de diversos autores como Fernando Pessoa, Federico Garcia Lorca, Almada Negreiros. Para a infância destaca a reposição de
"O Segredo do Gato" e cria "Fábulas de La Fontaine" em teatro de papel, apresentados em festivais como Festival do Intendente, Festival Sinopse, Festival de Teatro de Ourém, entre outros.
"A Rapariga de Ferrugem" é o primeiro espetáculo surrealista, que escreve para público geral e que tem como inspiração o cancioneiro português e a poesia de Cesariny.
Colaborou como atriz com Rogério Nuno Costa na novela "O Navio” (2009), com José Eduardo Rocha, como atriz/cantora na comédia musical comemorativa do bicentenário das Linhas de Torres Vedras “A Conquista do Oeste” (2011) e na Ópera de câmara apresentada no Teatro S. Luiz “Cabaret Vicente” (2014). e com A Vara Teatro em "Ainda que o Amor Seja Mudo" (2014).
Em 2014 integra o elenco do Teatro Actus e onde permanece até ao momento.
É encenadora do GTZ - Grupo de Teatro da Companhia de Seguros Zurich Insurance Portugal desde 2019.
Em 2021 volta a colaborar com José Eduardo Rocha na ópera composta pelo mesmo, adaptada para cinema "Malefícios do Tabaco" como atriz e coordenadora de atores.
Em 2023 recebe o prémio Arte Mulher na categoria de Teatro.