AUTO DA BARCA DO INFERNO

AUTO DA BARCA DO INFERNO de Gil Vicente

laughing  espetáculo disponível ONLINE » Ver trailer no YouTube

O tempo, no teatro, foge ao seu sentido arqueológico. O tempo que Gil Vicente põe em marcha com o “Auto da Barca do Inferno” não pertence apenas ao século XVI, mas atravessa todas as épocas.

Acreditamos que ainda hoje aqueles dois juízes, aqueles “pescadores de almas”, Anjo e Diabo, estarão à nossa espera para nos apontar defeitos e virtudes, erros e boas ações.

Saber mais

FREI LUÍS DE SOUSA

FREI LUÍS DE SOUSA de Almeida Garrett

laughing  espetáculo disponível ONLINE  » Ver trailer no YouTube

Uma cena vazia é um espaço onde tudo pode acontecer. Em volta deste espaço há atores. Dentro dele, há personagens. Entre uns e outros, existe a impressão que é criada na mente do espetador.

Tudo é visível. Em nenhum momento o ator se pode ocultar do olhar absoluto de quem vê. Não há escapatória. Como numa arena onde se digladiam os medos, as dúvidas, as tensões. Onde alguém terá de ser sacrificado. Assim o exigem os deuses. Assim o exige a Tragédia.

Saber mais

UMA FARSA DE INÊS PEREIRA

UMA FARSA DE INÊS PEREIRA de Gil Vicente

laughing  espetáculo disponível ONLINE » Ver trailer no YouTube

Inês é uma rapariga presa a uma vida que não quer, que não deseja.

Está a bordar um pano branco e fluido, um pano que é água e é sonho, é prisão e pesadelo, é imaginação e inconsciente. Vem de cima, do alto do Tempo...

Um pano que pode representar o seu sonho de ser livre, a sua imaginação romântica, ou a própria peça de teatro de que ela faz parte e onde, como personagem, talvez se possa libertar.

Saber mais

LEANDRO, REI DA HELÍRIA

LEANDRO, REI DA HELÍRIA de Alice Vieira

laughing  espetáculo disponível ONLINE » Ver trailer no YouTube

O que é, afinal, o sal?

Leandro acredita que os deuses nos falam através dos sonhos. No entanto, não crê nas palavras sinceras da sua jovem filha, que recorre ao sal para mostrar ao pai a dimensão do seu amor. O que é, afinal, o sal? Digamos que sem sal, esta peça perderia a graça. 

Saber mais

OS LUSÍADAS À CONQUISTA DO MAR LARGO

OS LUSÍADAS À CONQUISTA DO MAR LARGO, adaptação da obra de Camões, “Os Lusíadas”

Desde que, numa praia lusitana, um Velho lhes prognosticou fatalidades, até que, numa ilha longínqua lhes foi revelada a Máquina do Mundo, Vasco da Gama e os seus companheiros viveram peripécias fantásticas, imortalizadas na obra de Camões.

Agora, sete atores preparam-se para pôr em cena "Os Lusíadas" - tarefa épica. Reis, marinheiros, deuses, catuais, bruxos, ninfas, guerreiros, estão prestes a ganhar vida no Teatro.

O palco é uma nau e um oceano, é terra de África e rio da Índia. Mas a plateia também pode ser tudo isso. É tempo de pôr a máscara e embarcar nesta aventura, porque afinal os Lusíadas somos todos nós.

Saber mais

PESSOALMENTE

PESSOALMENTE, a partir da obra de Fernando Pessoa e heterónimos

Poderia ser um dia normal, mas é um dia em que Fernando Pessoa se prepara para ser... Fernando Pessoa. Com tudo o que isso implica: o seu nascimento, as suas palavras, os seus heterónimos, os seus gestos quotidianos, o seu tabaco, a sua vaidade, a sua discrição...

Num jogo constante com a mente de Pessoa, as suas máscaras vão-se revelando... ou ocultando. 

Saber mais